Fique sabendo

Loading...

terça-feira, 29 de julho de 2008

Atividade Sequenciadas - Frutas

Planejamento de Atividades Seqüenciadas - 1ª Série 2º Ano

Tema: As frutas

Planejamento semanal

Plano de aula n. 01

Leitura Compartilhada: A casa e o seu Dono (Elias José)

Tema da semana: As frutas

Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática

Conteúdos: Leitura e escrita de palavras (listagem); seqüência numérica e quantidade.

Objetivos:
- Escrever nomes de frutas;
- Ler palavras (nomes de frutas);
- Reconhecer as consoantes;
- Identificar palavras que começam com consoantes;
- Identificara quantidade de letras das palavras.

Desenvolvimento:
- Conversa sobre o tema da semana;
- Listagem coletiva, no quadro, de nome de frutas;
- Leitura coletiva das palavras;
- Identificação coletiva das palavras (nome das frutas) que começam com consoantes;
- Registro da atividade no caderno;
- Leitura e explicação da atividade;
- Execução da atividade individualmente;
- Correção coletiva e individual da atividade;
- Leitura e explicação da atividade xerografada em dupla (cruzadinha das frutas);
- Correção individual da atividade;
- Conversa sobre o conteúdo (matemática);
- Leitura e explicação da atividade xerografada para casa;
- Registro do Diário;
- Leitura coletiva do Diário.

Recursos: atividades xerografadas, quadro, material dos alunos e da professora, piloto.

Avaliação; Através da participação do aluno e do desenvolvimento das atividades.

Diário:
- Matemática: atividade xerografada;
- Trazer cola, caderno de desenho e lápis de cor.

Plano de aula n. 02

Leitura Compartilhada: Choradeira (Pedro Bandeira)

Tema da semana: As frutas

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Artes.

Conteúdos: Leitura de texto (coletiva, fatiada e montada); ordem crescente; criatividade.

Objetivos:
- Ler e interpretar o texto: Meu Pomar de Cecília Meireles;
- Montar o texto fatiado;
- Perceber a ordem das partes do texto;
- Desenhar um pomar.

Desenvolvimento:
- Conversa sobre o tema da semana;
- Leitura coletiva do texto:O Meu Pomar de Cecília Meireles (cartaz);
- Interpretação oral do texto;
- Explicação da atividade;
- Execução da atividade em grupo (Montagem do texto fatiado);
- Correção coletiva da atividade;
- Leitura individual do texto: O meu pomar
- Explicação da atividade individual (desenho do pomar);
- Apresentação dos desenhos;
- Leitura e explicação da atividade xerografada para casa;
- Registro do Diário;
- Leitura coletiva do Diário;

Recursos: Material dos alunos e da professora, atividade xerografada, texto xerografada, cartaz, quadro e piloto.

Avaliação: Através da participação do aluno, do desenvolvimento das atividades e da leitura individual do texto.

Diário:
- Língua Portuguesa: Leitura do texto xerografado: O meu pomar


Plano de aula n. 03

Leitura Compartilhada: Letra Mágica ( José Paulo Paes)

Tema da semana: As Frutas

Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática

Conteúdos: Leitura e escrita de palavras, leitura e interpretação de texto; Noções de adição e subtração, quantidade.

Objetivos:
- Escrever nome (palavras) de frutas;
- Ler as palavras;
- Ler e interpretar o texto (Receita: Salada de frutas);
- Resolver situações-problemas.

Desenvolvimento:
- Conversa sobre o tema da semana;
- Registro da atividade no caderno (Resolvendo probleminhas);
- Leitura e explicação da atividade;
- Execução da atividade individualmente;
- Correção coletiva da atividade;
- Leitura e explicação da atividade xerografada (Ditado de palavras);
- Execução da atividade individualmente;
- Correção individual da atividade;
- Leitura coletiva do texto xerografado: Salada de frutas;
- Interpretação oral do texto;
- Leitura individual do texto: Salada de frutas;
- Registro do Diário;
- Leitura coletiva do Diário.

Recursos: Material dos alunos e da professora, quadro, atividades xerografadas, piloto.

Avaliação: Através da participação dos alunos, das atividades e da leitura individual do texto.

Diário:
- Língua Portuguesa: atividade xerografada;
- Trazer, se for possível, frutas para a salada de frutas.

Plano de aula n. 04

Leitura Compartilhada: Cebolinha (Mauricio de Souza)

Tema da semana: As frutas

Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdos: Leitura e escrita das palavras, produção de texto (receita).

Objetivos:
- Ler e escrever palavras (nome de frutas);
- Produzir texto coletivamente.

Desenvolvimento:
- Conversa sobre o tema da semana;
- Apresentação do jogo (Bingo das frutas);
- Execução do jogo;
- Leitura coletiva das palavras do bingo;
- Produção do texto (receita) Salada de frutas, com as frutas que os alunos trouxeram;
- Preparação da Salada de frutas;
- Lanche: Salada de frutas.

Recursos: Material dos alunos e da professora, cartelas, frutas, quadro e piloto.

Avaliação: Através da participação do aluno.

Planejamnto desenvolvido pelas Professoras: Andreia e Jaqueline

Um comentário:

Anônimo disse...

Professora Andreia , fiz uma atividade que pedia prara eu fazer uma sequencia de 5 aulas sobre matematica para educaçao infantil usando qualquer tema . com eu faço isso?